Sejus intensifica buscas de ilícitos nas unidades do interior
30 de abril de 2015 - 19:18
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), por meio do Núcleo de Segurança e Disciplina (Nused), tem intensificado a busca de materiais ilícitos nas unidades prisionais do interior do Estado. O trabalho tem sido realizado pelo Grupo de Apreensões do Sistema Penal (Gasp) e Grupo de Apoio Penitenciário (GAP). Na última semana, seis cadeias públicas foramrecebidas istoriadas, todas na região Norte do Estado.
As inspeções ocorreram no dias 23 e 24, quando o grupo passou pelas cadeias de Tianguá, São Benedito, Ubajara, Chaval, Camocim e Granja. Os objetos mais encontrados nas cadeias públicas são celulares, chips, baterias, cossocos e serras. No total, foram apreendidos 39 celulares.
“A ação é importante para retirar os materiais intolerados pela norma, preservando a ordem e a disciplina nas unidades do sistema prisional”, afirma Danilo Cunha, agente penitenciário responsável pelo Gasp. O grupo é formado por sete agentes penitenciários e opera tanto na Capital e no interior do Estado, buscando contribuir com os serviços dos servidores que atuam no sistema penal.
Danilo complementa que os administradores das cadeias podem entrar em contato com o Nused e solicitar o apoio do Gasp para aquela região. A unidade prisional é inserida no cronograma do grupo para receber apoio à vistoria. Agentes penitenciários interessados em participar do grupo, podem se inscrever no processo seletivo para a formação da segunda equipe do Gasp. Um dos requisitos é a disponibilidade para viajar. Para mais informações é só comparecer ao Núcleo de Segurança e Disciplina (Nused), na sede da Sejus.