Sejus e Fa7 firmam convênio para aproximar academia e sistema penitenciário

3 de junho de 2015 - 17:53

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e a Faculdade 7 de Setembro firmaram convênio, na tarde desta terça-feira (02), a fim de estimular a vivência penitenciária por parte dos estudantes de Direito da faculdade. O convênio deu origem ao Liberte-se, um projeto de extensão extracurricular que vai proporcionar aos alunos vivenciarem na prática o que foi debatido nas aulas de Direito Penal.

 

Assinaram o convênio o secretário da Justiça, Hélio Leitão, e o diretor acadêmico da Fa7, Ednilo Soaréz. O projeto foi idealizado por um grupo de alunos da Fa7 que deverá promover palestras, aulas e minicursos jurídicos, além de arrecadação de materiais para doação para os internos.

 

Para o titular da Sejus, Hélio Leitão, iniciativas como essa estimulam o interesse pela área penal e, principalmente, contribui para despertar o espírito humanitário desses alunos. “Os alunos de Direito são futuros advogados, juízes, defensores, promotores. Estar próximo da realidade do sistema penitenciário será determinante na formação que eles terão e nos profissionais que eles se tornarão”, aponta.

 

O diretor acadêmico da Fa7, Ednilo Soaréz disse estar agradecido com o convênio e a oportunidade de propiciar esta vivência a seus alunos. “Eu sou testemunha do esforço que o querido Hélio Leitão tem feito com a Sejus, que é uma secretaria difícil de ser administrada, conseguindo cumprir a missão de humanização do sistema penal”, destacou.

 

O projeto tem 30 vagas para os alunos que converterão essas atividades em 20 horas de atividades complementares. A ideia é que o trabalho seja permanente e leve às unidades diversas atividades previamente estabelecidas. O trabalho será acompanhado pela assessora especial para o sistema penitenciário da Sejus, Aline Miranda.

 

“Nós estamos convidando a universidade a discutir, criticar, propor ações que venham melhorar o sistema penitenciário. Isso é fundamental para o sistema que queremos construir”, destaca Aline Miranda.