Sejus promove capacitação para agentes do interior do Estado
9 de junho de 2015 - 13:25
Agentes penitenciários do interior do Estado iniciam, no próximo dia 15, uma série de capacitações com o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP). O treinamento é uma das ações da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) para capacitar e valorizar os agentes penitenciários e vai reunir 30 servidores que já desenvolvem atividades de vistoria, escola e intervenção. Serão contemplados agentes das regiões do Cariri, Centro-Sul, Jaguaribe e Litoral Leste.
Para o coordenador do sistema penitenciário, Wanderson Pereira, esse treinamento é o primeiro passo para fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos agentes operacionais do interior. “Além de capacitar esses agentes para o melhor desempenho de suas funções, acredito que oferecer cursos e condições de crescimento profissional é também uma forma de valorizar tais trabalhadores”, destaca Pereira.
O agente penitenciário Nélio Azevedo explica que o treinamento atende a uma demanda da categoria no interior do Estado que precisa de mais capacitação para trabalhar de forma mais segura e ter mais êxito na tarefa de disciplinar o sistema. “Sabemos das carências e estamos tentando propor soluções para os problemas”, pontua.
O diretor do GAP, Adriano Citó, destaca que o treinamento abordará questões como escolta e custódia dos internos, armamento e tiro, defesa pessoal, com técnicas de imobilização, algemação e uso de bastão tonfa. “Temos participado de diversos treinamentos e poder compartilhar esse conhecimento com a nossa categoria é muito positivo”, destaca Citó.
Para ele, o treinamento vai permitir aos agentes executar ações cotidianas da atividade de agente com mais segurança e dar mais autonomia aos agentes do interior. “Hoje, o GAP precisa intervir em ações pontuais que os agentes, desde que treinados, podem executar facilmente. Esse treinamento vai oferecer exatamente isso”, destaca o diretor.
O titular da Cosipe complementa que essa é uma das ações que a Sejus tem executado para dar mais atenção às unidades e aos profissionais que atuam no interior do Estado. Segundo ele, a Sejus já tem definidas diversas ações para regionalizar as políticas penitenciárias do interior e garantir avanços no sistema penal de todo o Estado.