Sejus promove atendimento odontológico aos apenados com monitoramento eletrônico

24 de julho de 2015 - 12:08

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por intermédio do Núcleo de Saúde (Nusau) e da Central de Alternativas Penais, está promovendo atendimento odontológico para os apenados monitorados por tornozeleiras eletrônicas. A ação acontece todas as quartas-feiras, a partir das 8h, em frente à Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).
A ação foi idealizada para garantir que esses internos tenham acesso ao tratamento bucal, mesmo que eles tenham restrições de saída. “A ação é importante para assegurar que os egressos que estão sendo monitorados pela tornozeleira eletrônica possam ter a oportunidade de cuidar da sua saúde bucal, pois o monitoramento traz alguns obstáculos a essas atividades”, afirma Elton Gurgel, coordenador da Central de Acompanhamento de Medidas Cautelares.
O atendimento é feito no caminhão odontológico, um serviço que faz atendimento odontológico gratuito para internos, egressos e servidores do sistema penal. Equipado com todos os materiais de um consultório de odontologia, o caminhão presta serviços de profilaxia, obturações e restaurações nas unidades prisionais e cadeias públicas do Estado.
“Passei treze anos na cadeia e foi lá dentro que aprendi a ver a sociedade e a justiça com outros olhos, soube respeitar as autoridades e os agentes. Fico muito feliz e grato por essa oportunidade que a Sejus está oferecendo, pois cuidar da saúde dental é muito importante.”, comenta o egresso Antônio Carlos. Até o momento, foram atendidos 80 apenados monitorados pela tornozeleira eletrônica.