Artesanato do presídio feminino é comercializado nos terminais de ônibus de Fortaleza

8 de setembro de 2015 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) está realizando, durante o mês de setembro, feiras nos terminais de ônibus de Fortaleza para a venda dos artesanatos produzidos no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).

Entre os dias sete e nove de setembro, os produtos estão expostos no terminal do Antônio Bezerra. O primeiro terminal contemplado foi o de Messejana, entre os dias 31 de agosto e dois de setembro. Entre os dias 14 e 16, os produtos estarão à venda no terminal de Parangaba.

As peças que vão de R$5,00 até R$ 30,00 e variam entre chaveiros, caminhos de mesa, chinelas customizadas, panos de prato, entre outros, são fabricadas por internas do IPF. Além do pagamento pela produção, elas têm direito à remição da pena. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias trabalhados, o interno tem um dia a menos na pena.

A parceria, firmada entre Sejus e Prefeitura de Fortaleza, deve se repetir no mês de outubro, seguindo para outros terminais. Além disso, será realiza uma feira de artesanato no prédio da Sejus com a participação de cinco artesãos da SDE.