Pronatec Prisional 2015 inicia capacitação no Cariri

14 de setembro de 2015 - 15:44

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) amplia sua política de capacitação profissional com os cursos ofertados pelo  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Prisional, que este ano oferece 100 vagas nas áreas de eletricista predial, mecânica de motos e encanador predial. O programa federal é executado em parceria com a Sejus e tem início na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), com aulas de encanador predial começando nesta segunda-feira (14). 
Em 2015, recebem a oportunidade os apenados da Penitenciária de Pacatuba e da Penitenciária Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, além das cadeias públicas de Crato, Caucaia e Santa Quitéria. Ao todo, serão 20 pessoas capacitadas em cada unidade. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e os internos recebem fardamento e material didático. Os cursos tem, em média, duração de dois meses e meio. 
De acordo com o supervisor do Núcleo Educacional de Capacitação Profissionalizante da Sejus, Ricardo Soares, a oferta dos cursos é uma oportunidade para os internos estarem preparados para o mercado de trabalho quando saírem da prisão. “Precisamos garantir esse espaço, ofertar capacitações que dão a chance real de ocupação em postos de trabalho”, afirma o supervisor.