Empresa de confecção cearense implanta linha de produção em presídio masculino
2 de novembro de 2015 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e o grupo de confecção cearense Araújo Brilhante, dono das marcas Famel e Dona Florinda, ampliam a parceria que emprega internos do sistema penitenciário. Na próxima terça-feira (03), o secretário da Justiça, Hélio Leitão, e a empresária Fátima Brilhante assinam convênio para implantar uma linha de macramê, técnica manual de tecer, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II). A assinatura será na fábrica das marcas, em Pacajus.
Com o convênio serão cinco internos contratados pela empresa produzindo peças em macramê. Um egresso também participa do grupo, supervisionando o trabalho. Os produtos feitos pelos internos compõem blusas, vestidos e outras peças desenvolvidas pelas marcas. O período de teste teve início em agosto e, nesse intervalo de tempo, a produção chegou a cem peças mensais.
A coordenadora de inclusão social do preso e do egresso da Sejus, Cristiane Gadelha, explica que os internos contratados já participavam da oficina de tapeçaria instalada na unidade prisional. Com o interesse da empresa, a Sejus passou a capacitar esses internos em macramê. “Todos os internos trabalham 40 horas semanais e ganham três quartos do salário mínimo, como prevê a Lei de Execuções Penais”, pontua Cristiane.
O secretário da Justiça, Hélio Leitão, ressalta que a ampliação da parceria mostra que o trabalho desenvolvido pelas internas tem atendido às expectativas da empresa. “A ampliação desse convênio é muito importante para mostrar à sociedade que as unidades prisionais têm uma boa mão de obra disponível”, destaca. E completa: “Acredito que parcerias como essa com a empresa Araújo Brilhante irão servir de estímulo para outras empresas que já pensem em trabalhar com nossos internos”.
Hoje, a Famel emprega 17 mulheres no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. A parceria já dura cerca de cinco anos. Inicialmente, eram apenas mulheres na confecção. Este ano, a empresa montou um grupo de crocheteiras também no presídio feminino. No dia 3, as internas funcionárias também visitam as instalações da empresa. É a segunda vez que a Sejus e o grupo de confecção levam as internas para conhecer a fábrica.
SERVIÇO:
Assinatura de convênio com as marcas Famel e Dona Florinda
Quando: terça-feira, dia 3, às 10h
Onde: Fábrica das marcas. R. Doca Nogueira, 267. Pacajus.