Alunos de curso de assistente cabeleireiro produzem casais de casamento coletivo
12 de novembro de 2015 - 20:07
A proposta da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) ao ofertar uma capacitação profissional para egressos do sistema prisional vai além de preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. A Sejus busca também integrá-los em ações sociais. Amanhã (13), os alunos do curso de Assistente de Cabeleireiro do projeto Sou Capaz, da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), participam da preparação de 18 casais que irão oficializar o matrimônio num evento no Conselho Comunitário em Defesa Social do bairro Edson Queiroz. Os 12 alunos da turma auxiliarão na produção dos casais, a partir das 13h. A cerimônia acontece às 17h.
Já no próximo dia 19 (quinta), a mesma turma de alunos participa de uma tarde da beleza com adolescentes da Unidade de Acolhimento Instituto 2, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O abrigo fica localizado no Conjunto Ceará e a ação acontece a partir das 13h.
Para a coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, as iniciativas visam fortalecer o trabalho de inclusão social dos egressos. “Nossa parceria com o Senac busca não apenas capacitar o assistido para o mercado de trabalho, mas também inseri-lo em ações de apoio a projetos sociais. Acreditamos que essa é umas das maneiras de fortalecer a volta deles à sociedade”, comenta.
Sou Capaz
O projeto coordenado pela Cispe abrange a capacitação profissional de internos e egressos do sistema penal. A partir de parcerias com outros órgãos, são ofertados diversos cursos profissionalizantes para que o egresso possa estar apto ao mercado de trabalho.