Bibliotecas móveis feitas em unidade prisional são entregues à população
4 de dezembro de 2015 - 03:00
Cento e cinqüenta bibliotecas móveis deixaram uma unidade prisional para levar leitura para o interior do estado. As bibliotecas fazem parte do programa Arca das Letras, parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, executado pelas Secretarias da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e do Desenvolvimento Agrário (SDA). A entrega das bibliotecas rurais foi feita, na manhã desta sexta (4), pelo governador Camilo Santana e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo. O adjunto da Sejus, Sandro Camilo, participou da entrega, que ocorreu no Centro de Exposições Governador César Cals.
Serão contemplados 65 municípios. As bibliotecas móveis são confeccionadas pelos internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II). Atualmente, seis internos trabalham na oficina. Neste ano, 200 arcas foram entregues às comunidades rurais do Estado.
Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá bibliotecas contendo livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos. Todo o acervo atende às necessidades dos moradores.
Para o secretário-adjunto da Justiça e Cidadania, Sandro Camilo, o programa tem uma grande importância por mostrar que os internos podem fazer algo pela sociedade. “Ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade de capacitação, de geração de emprego e renda, o projeto faz com que os internos trabalhem em uma ação de incentivo à leitura”, destaca o secretário.