Sejus intensifica segurança para o carnaval

5 de fevereiro de 2016 - 11:49

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) está redobrando as atenções às unidades prisionais no período carnavalesco. Desde o último dia 1º, um plano operacional está sendo executando a fim de evitar possíveis tentativas de fuga ou de rebeliões no sistema penitenciário.

Os três grupos especializados de agentes penitenciários (GAP, Getap e Custódia) estão concentrados em uma força-tarefa, realizando um número maior de rondas nas unidades prisionais. Desde o último dia 1º, em um trabalho de inteligência, a Sejus vem avaliando as estruturas das unidades, identificando possíveis rotas de fuga, bem como checando informes que possam estar relacionados a algum fato ilícito no período.

Durante o carnaval, os três grupos especializados (GAP, Getap e Custódia) intensificarão as rondas nas unidades prisionais e contarão com a parceria do Ciopaer que fará sobrevôos diários na área das unidades. Pela primeira vez, agentes penitenciários estarão na tripulação dos helicópteros. Para o coordenador do sistema penitenciário, Wanderson Pereira, o fato é um ganho para o sistema, pois insere um profissional que tem maior conhecimento da realidade e das particularidades das unidades prisionais, o que facilita na identificação de alguma ocorrência.