Audiência pública discute a educação no sistema penitenciário

29 de fevereiro de 2016 - 19:09

O quinto encontro do projeto Transformação e Humanização do Sistema Prisional tem como tema a educação e a defesa de um projeto político-pedagógico para as prisões. A audiência pública acontece no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) na próxima terça-feira (1), às 14 horas. 
Está na pauta da audiência a assistência educacional e a ampliação das atividades de alfabetização, ensino fundamental e médio, e educação de jovens e adultos dentro do sistema penitenciário. Além do debate sobre a possibilidade de ressocialização do interno que participa das atividades educacionais dentro da prisão. O facilitador dessa edição será Rodrigo Morais, assessor educacional da Sejus. Também participarão da audiência Poennia Soares, doutoranda em Educação, Cícera Barbosa, historiadora e integrante do Instituto Negra do Ceará (Inegra), e Angela Linhares, da Faculdade de Educação do Ceará.  
Atualmente, as unidades têm 2.230 internos matriculados nas escolas que funcionam dentro das unidades prisionais e na EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. Dados do último Censo Penitenciário indicam que 10% da população carcerária é analfabeta e a maior parte dos internos (52%) tem o Ensino Fundamental incompleto.

Serviço
Audiência pública ‘Educação: por um projeto político-pedagógico para as prisões’
Data: 1º de março, terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Sejus, Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles