Parceria proporciona atendimento psicológico a população carcerária e servidores penitenciários
29 de março de 2016 - 16:06
Servidores e colaboradores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, egressos do sistema penitenciário cearense e familiares de internos contam agora com o suporte psicológico da Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau. A parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania e a instituição de ensino de Fortaleza está em vigor desde o início deste ano.
O convênio firmado amplia o serviço de atendimento psicológico que atualmente é oferecido pelo Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador Penitenciário (SAPT) e beneficia a população que necessita do acompanhamento. O atendimento é realizado na Rua Campo Amor Rocha, 94, no Bairro de Fátima.
A parceria ainda possibilita o estágio de estudantes da Maurício de Nassau na sede da Sejus e unidades prisionais. Discentes dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia estão dando suporte aos funcionários da secretaria e devem adquirir experiências profissionais na pasta da Justiça e Cidadania durante o período de um ano.
“A parceria é, sem dúvidas, benéfica para os dois lados. Nós da Sejus ganhamos com o apoio de estudantes jovens que chegam com novas visões e cheios de energia. São pessoas empolgadas para trabalhar e que têm tudo para agregar ideias novas aos nossos projetos”, pontua Rosane Carioca, coordenadora do SAPT e supervisora do serviço de psicologia da Sejus.
Rosane ressalta também a importância da experiência que os estudantes vão adquirir no estágio. “Os universitários da Maurício de Nassau ganham bastante explorando uma área de atuação muito rica em pesquisa, possibilidade de conhecimento e desenvolvimento profissional”, afirma a psicóloga, que conta estar recebendo forte apoio de professores e coordenadores da faculdade.
Para ter acesso ao atendimento, familiares de internos e ex-internos devem se dirigir ao Núcleo de Assistência à Família de Pessoas Privadas de Liberdade (Nuasf), na Avenida Heráclito Graça, e fazer a solicitação de atendimento psicológico. Para esse público, a requisição também poderá ser realizada nas próprias unidades, com os psicólogos responsáveis.
Os egressos interessados devem procurar a equipe técnica da Cispe, também no prédio da Heráclito Graça. Já os servidores penitenciários poderão obter o acompanhamento psicológico por meio do SAPT, na sede da Sejus.
Serviço
Núcleo de Assistência à Família de Pessoas Privadas de Liberdade (Nuasf)
Avenida Heráclito Graça, 600 – Centro
(85) 3101.7721
Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe)
Avenida Heráclito Graça, 600 – Centro
(85) 3101.7720
Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador Penitenciário (SAPT)
Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles
(85) 3101-2840