Egressos do sistema prisional têm aulas de eletrônica predial

1 de abril de 2016 - 13:45

Capacitação e oportunidade. Esses são os principais objetivos dos cursos oferecidos pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). Em 2016, serão 1.300 vagas de cursos em diversas áreas para internos, egressos e seus familiares. 

Um deles, o de eletricista predial residencial, tem início na próxima segunda-feira (4), em parceria com o Instituto Promil, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Coelce. O treinamento tem 100h/a e acontece de segunda a sexta, de 13h às 17h, na sede do Corpo de Bombeiros, na rua Oto de Alencar, 215, Centro.

O curso tem 30 vagas, todas destinadas aos egressos do sistema penitenciário, que receberão material didático, fardamento, lanche e passagem para ir e vir ao treinamento. 

Para Cristiane Gadelha, coordenadora da Cispe, os cursos oferecidos servem para que o aluno possa atuar no mercado de trabalho formal como empregado ou empreendedor individual. “É uma ótima maneira de reintegrar esse cidadão, ensinando um ofício, mostrando que há outras possibilidades para vivência dele em sociedade”, explica Cristiane. 

As aulas são divididas em aulas práticas em laboratório e teóricas em sala de aula, com 60% do curso voltado para conhecimento em eletricidade e 40% habilitando para a norma NR10, que serve para garantir a segurança e a saúde dos que trabalham com instalações elétricas e serviços afins.