Sejus transfere 229 presos para fazer reparos em unidade
25 de abril de 2016 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado está realizando nesta manhã a transferência de 229 internos da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (antiga CPPL I), em Itaitinga, para outras duas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. A ação é para iniciar os reparos na unidade após rebelião ocorrida na semana passada, quando os internos quebraram celas e arrancaram grades da unidade.
Dentre os internos transferidos, 169 estão sendo encaminhados para o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e outros 60 para a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Para a ação, foram escalados 52 agentes penitenciários, entre plantonistas das unidades envolvidas e dos grupos especializados GAP, GETAP e Custódia, além de 70 policiais militares do BP Choque e BPGEP. Uma ambulância está de plantão em frente à unidade para atender a possíveis ocorrências.
A direção da unidade realizou uma triagem para definir quais presos seriam transferidos, observando itens como adequação do regime e periculosidade dos internos. Os reparos terão início ainda hoje logo que um pavilhão for completamente desocupado. À medida que o pavilhão seja reparado, os internos serão remanejados entre os demais pavilhões para que as outras áreas sejam consertadas.