Presídio feminino é palco para desfile de moda

28 de abril de 2016 - 03:00

De internas a modelos, de presídio a passarela. Nesta sexta-feira (29), o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa passa por uma transformação fashion.  É o desfile Sustentabilidade na Moda, uma aula de campo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). Participarão da ação as alunas do curso de maquiagem da unidade prisional e alunos do curso de costura da unidade do Senac de Aquiraz. O desfile ocorre às 13h, na quadra poliesportiva do presídio.
 
Dezenove alunos do curso de costura que ocorre em Aquiraz, fora de unidade prisional, convidaram 15 internas para desfilarem suas criações de fim do curso. Essas “modelos” serão maquiadas por nove internas, alunas do curso de maquiagem realizado dentro da unidade prisional. As modelos integram a oficina de costura do presídio.
 
Para a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha, ações como esta servem como uma troca de conhecimento. “As nossas alunas trocam experiências com alunas de cursos aqui de fora. Esse é um momento muito rico, pois faz com que elas sintam-se próximas dessa realidade e sejam estimuladas a aprender mais, investir em uma profissão enquanto estão dentro do cárcere”, aponta.
Além da inclusão social, o projeto promove a questão da sustentabilidade. “Ao propor o reaproveitamento demateriais que antes seriam descartados no lixo e que agora podem ser transformados em algo de uso e vendável, preparamos nossas alunas dos cursos de costura para o mercado de trabalho, formando profissionais mais conscientes e aptos a enfrentar novos desafios criativos”, destaca a gerente de desenvolvimento e tecnologia educacional do Senac/CE, Carina Bárbara.
 
Na última quarta-feira, 20 internas concluíram um curso de maquiagem realizado com o Senac/CE e o Sebrae, dentro do projeto Querer, que além de ensinar um ofício, estimula o empreendedorismo entre as mulheres. Outras 60 vagas serão ofertadas ainda este ano dentro do projeto.