Sejus e Secretaria do Sistema Penitenciário do DF promovem curso de intervenção prisional para agentes penitenciários cearenses
16 de agosto de 2016 - 13:39
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), e a Secretaria do Sistema Penitenciário de Brasília firmaram parceria para treinar 100 agentes penitenciários que trabalham nas unidades prisionais cearenses no Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário. As inscrições estão abertas até o dia 19, ao meio-dia e as aulas, que acontecem no Complexo Prisional da Papuda, em Brasília, têm início no próximo dia 29 de agosto.
Para o coordenador operacional do sistema penitenciário, Alexandre Leite, o curso é uma oportunidade de aprender a logística de intervenção em unidades prisionais e do domínio técnico sobre os equipamentos letais e não letais. “Além do curso, os agentes terão a oportunidade de conhecer procedimentos e rotinas carcerárias que são referência no País”, destaca Alexandre.
Além da inscrição, os agentes interessados terão que se submeter a um teste de aptidão física (TAF), exigido pelo DPOE. Só serão confirmadas as inscrições de quem for aprovado no TAF. O Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) será responsável por aplicar o teste, marcado para os dias 22 e 23 de agosto, em local a ser divulgado. A Sejus arcará com o transporte dos alunos inscritos. Em Brasília, eles ficarão alojados nas dependências do DPOE. As aulas acontecem de 29 de agosto a 13 de setembro.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário abaixo e na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, pelo telefone 3253-4656.
Sobre o TAF:
O candidato deverá se apresentar no horário e local a ser divulgado na sexta-feira dia 19/08, munidos de atestado médico e trajes compatíveis com a prática da atividade física: tênis, camiseta preta ou camisa da farda, calção/short preto e roupa de banho (sunga preta para homens e maiô preto para mulheres). Todo o conteúdo cobrado no TAF é de caráter classificatório e o desempenho será analisado individualmente.
Para os homens, o teste consistirá em barra (10 repetições ininterruptas – pegada livre), flexão de braço (30 repetições ininterruptas com punhos cerrados), abdominal (30 repetições ininterruptas – remador completo), corrida (6km em 38 minutos), flutuação (10 minutos), nado submerso com apneia (apneia dinâmica horizontal de 25 metros), e apneia (apneia estática com submersão por 60 segundos). Para mulheres, a sequência será de barra (suspensão de 30 segundos – pegada livre), flexão de braço (10 repetições ininterruptas com punhos cerrados), abdominal (25 repetições ininterruptas – remador completo), corrida (6km em 45 minutos), flutuação (10 minutos), nado submerso com apneia (apneia dinâmica horizontal de 20 metros), e apneia (apneia estática com submersão por 48 segundos).
SERVIÇO:
Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário
As inscrições são feitas pelo site da Sejus ou na EGPR, pelo telefone 3253-4656
O TAF ocorre no dia 22 de agosto, em local e data a ser divulgado
O curso ocorre de 29 de agosto a 13 de setembro, no Complexo Prisional da Papuda, em Brasília
INSCRIÇÃO ONLINE:
*clique aqui caso o formulário não abra automaticamente