Palestras preparam para o combate à tuberculose no sistema penitenciário
23 de março de 2017 - 12:58
Vinte e quatro de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento da doença, feita pelo médico Robert Koch. Na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), o combate à doença é contínuo e, na semana que antecede a data, as equipes de enfermeiros que atuam nas unidades prisionais intensificam as suas atividades em busca de sintomas de tuberculose entre os internos.
Na última terça-feira (21), o coordenador de Tuberculose do Sistema Prisional do Estado, o enfermeiro João Pereira de Lima Neto, reuniu os profissionais de saúde das diversas unidades para debater sobre o tema e rever estratégias para buscar, tratar, acompanhar e monitorar os casos de tuberculose no sistema prisional.
Para o coordenador João Pereira, é preciso estar vigilante. “Precisamos buscar diariamente os casos da doença dentro das unidades. Além, claro, de tratar e controlar os casos de tuberculose que por ventura existam”, destaca.
A reunião com enfermeiros também aconteceu no Hospital Penal Professor Otávio Lobo, conduzida pela enfermeira Eliana Rodrigues, coordenadora dos Enfermeiros da Sejus.