Sejus promove atendimento intensivo na CPPL IV
19 de abril de 2017 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado realiza, nesta semana e na próxima, um atendimento intensivo aos internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV). Nos dias 19 e 20, 24 e 25, setores jurídico, educacional, de saúde e inclusão social ampliarão as atividades realizadas, objetivando atender toda a demanda dos internos da unidade prisional.
No atendimento jurídico, a ação é realizada em parceria com a Defensora Pública. Os defensores públicos darão devolutiva sobre pedidos já encaminhados ao Judiciário e analisarão os processos, avaliando novos pedidos a serem feitos. Para isso, eles contarão com o apoio dos advogados da Sejus.
Na educação, os professores da Secretaria da Educação do Estado que são disponibilizados para as unidades prisionais farão uma sondagem com os internos que estarão em atendimento com vistas a aumentar o número de alunos em sala de aula. Atualmente, a CPPL IV conta 160 internos estudando. O objetivo é chegar a 280 pessoas matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No setor de saúde, a estimativa é atender 150 internos por dia com palestras educativas, atividades como verificação de pressão, testes rápidos e atendimento médico, odontológico e psicossocial.
Ao longo desses dias, a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) estará realizando uma sondagem com os internos a fim de inscrevê-los em novos projetos de capacitação, arte e cultura. Na última terça-feira, dia 18, foi implantado um coral na unidade com a participação de 25 internos.
“As novas atividades vêm juntas com um novo disciplinamento da unidade prisional. Estamos confiantes de que com um disciplinamento efetivo, conseguirmos ampliar o número de ações e projetos instalados na unidade e, consequentemente, o total de internos participantes. Garantir seus direitos e mantê-los em alguma ocupação são diretrizes fundamentais para a ressocialização e para o controle da unidade”, destaca a titular da Sejus, Socorro França.