Cepis promove final do torneio de futsal entre os internos no dia 25
21 de julho de 2017 - 14:15
Desenvolvimento do preparo físico e melhorias na interação e convivência são alguns dos benefícios promovidos pelas atividades físicas em grupo. Nas unidades prisionais, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) tem apostado no esporte para proporcionar transformações positivas em seus internos. É assim que nos meses de maio e junho internos do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis) participaram de um torneio de futsal. Na próxima terça-feira (25), às 10h, quatro times se enfrentam disputando a final do campeonato.
O torneio reúne 180 participantes divididos em 36 times de cinco atletas, com jogos que acontecem às terças e quintas-feiras. A primeira fase selecionou os melhores de cada vivência. Em seguida, na competição entre vivências foram selecionados os times da final.
Segundo o educador físico da unidade, Ricardo Garcia, o futsal é um esporte bem aceito pelos internos que, desde o início das atividades, têm apresentado melhoras constantes de comportamento dentro e fora das celas. Garcia conta que a expectativa é grande em torno dos jogos e que a programação funciona também como um momento de confraternização entre eles: “Todos estão empolgados e vejo o convívio e o preparo físico de cada um sendo melhorados a cada encontro”, afirma.
Para o diretor da unidade, Humberto Dorneles, a atividade é uma forma de ocupar os internos, prevenir conflitos e ainda ajuda na prevenção de doenças, à medida que retira os internos do confinamento e oferece uma prática esportiva. “Ações como essa são, sem dúvida, uma fator de pacificação dentro da unidade prisional”, destaca.
SERVIÇO:
Final do torneio de futebol entre internos
Quando: 25 de agosto, às 10h
Local: Cepis (BR 116 km 27)