Primeiro Passo Jovem Bolsista inicia aulas em cinco unidades prisionais

14 de agosto de 2017 - 11:18

Com o foco na capacitação cidadã da juventude em privação de liberdade, o programa Primeiro Passo Jovem Bolsista iniciou seis turmas para internos do sistema penitenciário. As aulas são de informática, eletricidade predial, doces e salgados e pintura e textura em parede, totalizando 120 vagas.

Os cursos são ofertados em cinco unidades prisionais: Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal e cadeias públicas de Caucaia e Maracanaú. Em sua terceira edição, o programa é uma parceria da Sejus e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e atende jovens entre 18 e 29 anos.

A grade curricular do Primeiro Passo possui 240 horas/aula e está dividida entre o conteúdo teórico, que inclui gestão, direitos humanos, empreendedorismo, mercado de trabalho, entre outros, e o treinamento prático, que capacita o jovem para o mercado de trabalho.

Para Rodrigo Moraes, assessor educacional da Sejus, os cursos são uma oportunidade de mudança de vida para os internos. “Apostamos que eles abracem essa chance e lá fora usem essa capacitação para uma nova vida”, destaca o assessor.

Os alunos do programa recebem fardamento, material didático, lanche, vale-transporte (egressos e semiaberto) e bolsa de R$100,00.