Cadeia Pública de Jaguaribe recebe curso de marceneiro de móveis sob medida
28 de agosto de 2017 - 12:26
Em sintonia com a alta demanda do mercado, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferta na Cadeia Pública de Jaguaribe o curso de marceneiro de móveis sob medida. Ao todo, 20 internos, 15 familiares e 5 servidores da unidade participam do curso.
As aulas na unidade tiveram início no dia 17 de julho e seguem até três de outubro, totalizando 220 horas/aula. No período da manhã, das 7h30 às 11h, os internos participam da capacitação. À tarde, das 13h às 17h, ocorrem as aulas para os familiares e funcionários. Ao longo do curso, os alunos aprendem sobre fabricação dos móveis, manutenção e operação das máquinas e sistemas de medida e representação gráfica.
As oportunidades de profissionalização e a integração com a família têm melhorado o clima da unidade, que há três anos não registra motins e rebeliões, segundo o administrador Robson Soares. Robson destaca que o respeito e o comprometimento da equipe e dos internos são essenciais para o bom funcionamento das atividades, que estão sendo bem vistas também pela sociedade civil: “Temos recebido um retorno positivo das pessoas, tudo graças ao empenho em aproximar internos, familiares e a própria comunidade para um trabalho eficaz de ressocialização”, celebra.