Capacitação profissional chega às unidades prisionais de Caucaia

2 de outubro de 2017 - 16:06

A capacitação profissional aliada ao suporte educacional é uma grande oportunidade de mudança de vida ofertada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) no sistema prisional cearense. Em Caucaia, 32 internos da Unidade Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (UPFABL) e da Cadeia Pública do município estão sendo preparados pelo projeto Primeiro Passo – Jovem Bolsista, uma parceria entre a Sejus e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.
 
Na UPFABL, 16 internos participam do curso de Pintura e Textura em Paredes e, na Cadeia Pública, 16 estão no curso de Doces e Salgados.  Além de ensinar sobre as técnicas e o manuseio dos materiais e alimentos, as aulas também abrangem formação humana, incluindo orientações sobre justiça, cidadania, saúde e empreendedorismo. 
 
Participante do curso de Pintura e Textura em Paredes, o interno N.S.F, que está em privação de liberdade há 6 meses, conta que já trabalhava na área e aprendeu novas técnicas que pretende pôr em prática: “A oportunidade do curso é excelente e, além de aprimorar meus conhecimentos, percebo que as aulas me ajudam a mudar práticas negativas”, afirma. 
 
O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, destaca o programa como uma ferramenta de resgate do protagonismo da juventude reclusa: “Através do aprendizado prático e de experiências que possibilitam o crescimento profissional e pessoal dos participantes, o Primeiro Passo contribui para a elevação da escolaridade e para a inclusão social”.