Internos participam de exibição do espetáculo Navalha na Carne

2 de outubro de 2017 - 16:06

No próximo dia três de outubro, internos do sistema penitenciário cearense terão uma experiência diferente. Conhecer – e assistir uma peça – no Teatro Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar.  Apostando que o contato com a arte amplia os horizontes e pode ser uma ferramenta para a ressocialização, a Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Secretaria da Cultura e a Cia Imagens de Teatro, leva 40 internos do sistema prisional para uma apresentação do espetáculo Navalha na Carne. A encenação ocorre às 14h.
Trinta internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e dez internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) assistirão à peça, uma adaptação da obra do dramaturgo Plínio Marcos. 
 
O enredo trata de uma situação vivida por três personagens: Neusa Sueli, uma prostituta que tem seu dinheiro roubado dentro de um bordel; Vado, o cafetão dono do estabelecimento; e Veludo, um homossexual que trabalha no local e é acusado do roubo. Nos conflitos retratados, a história trata da violência das relações humanas e das situações de opressões vividas por cada personagem, cada qual dentro de uma realidade diferente de marginalidade. 
 
Além do acesso à cultura, a oportunidade de reflexão sobre questões de gênero, sexuali
dade e desigualdade social são pontos positivos da participação dos internos na exibição, segundo a assessora de cidadania da Sejus, Lúcia Bertini: “Para além do lugar onde cumprem suas penas, os internos poderão perceber as possibilidades de expressão através da arte e até enxergar novas formas de transpor problemas”, afirma.
  
Serviço
Exibição do espetáculo “Navalha na Carne” com internos do sistema prisional cearense 
Data: 3 de outubro
Horário: 14h
Local: Theatro José de Alencar – R. Liberato Barroso, 525 – Centro