Capacitação: 50 internas do IPF participam de curso de doces e salgados

25 de janeiro de 2019 - 11:58

Desenvolver habilidades na cozinha é uma nova possibilidade de transformação de vida para 50 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). Desde o início desta semana, elas participam do curso de doces e salgados, que faz parte do projeto Transformando Vidas, promovido através da parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a antiga Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

 

Com 80 horas/aula, a capacitação mescla conteúdo teórico e prático, tratando desde orientações de vestimenta e higiene a práticas de fabricação e manipulação dos alimentos. Com uma soma de três anos atuando na padaria da unidade, E.S, de 30 anos, vê no curso uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para o serviço na unidade e, na volta à liberdade, dar continuidade à venda de lanches que realizava como autônoma.

 

As mudanças também se comprovam dentro do cotidiano da prisão, como relata V.S., de 23 anos, que participa da primeira capacitação desde que chegou ao IPF: “Antes de começarem as aulas eu andava muito triste por aqui. Hoje tenho a esperança de conseguir um novo emprego ou abrir um negócio lá fora com tudo o que estou aprendendo aqui, ocupo minha mente, até minha autoestima melhorou”, destaca.

 

Além dos conhecimentos adquiridos, as participantes são beneficiadas com a possibilidade de remição de pena de um dia para cada 12 horas de aula. Proporcionalmente, com o curso completo, as alunas podem ter até seis dias a menos na pena. À frente da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, responsável pelas atividades de capacitação na SAP, destaca a importância do curso: “Ofertando capacitação profissional, ocupamos o tempo de reclusão com a promoção da ressocialização e dando uma nova perspectiva de futuro às internas”, afirma.