Mais de 4.500 internos do Ceará se inscreveram para o Encceja

30 de julho de 2019 - 11:16

Com o intuito de possibilitar uma nova possibilidade de crescimento intelectual e humano, uma nova porta se abre para detentos que irão participar de mais uma edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No Estado, foram 4.583 inscritos para o exame em 2019 de acordo com a Coordenadoria de Educação da Secretaria de Administração Penitenciária. Um crescimento em relação ao ano de 2018 que teve a participação de 2.696 internos.

As provas serão aplicadas em 19 unidades prisionais do Ceará (CPPL I, CPPL II, CPPL III, CPPL IV, CPPL Caucaia, IPPOO II, IPF, CTOC, IPFHVA Pacatuba, Irmã Imelda, Professor Sobreira Amorim, Cepis, Centro de Detenção Provisória, Cp de Guaraciaba do Norte, CP de Sobral, UP PIRS, CP de Crato, CP de Juazeiro do Masculina e UP Pirc).

A nova política de segurança e disciplina implementada nas unidades prisionais do Estado possibilitou esse crescimento no número de inscrições, é o que acredita o assessor educacional da Secretaria da Administração Penitenciária, Rodrigo Moraes. “Os internos terão a oportunidade de ter mais acesso ao convívio social e ao trabalho. Com a política implantadas dentro das unidades, que gerou mais inclusão social, o interesse no estudo é maior. Um fruto de um trabalho da SAP com a Secretaria de Educação do Estado”, afirmou.

Os exames acontecerão nos dias 8 e 9 de outubro. As aplicações acontecem para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foram 2.847 inscritos para realizar a prova de Ensino Fundamental e 1.736 se inscreveram para o Ensino Médio.

Pela manhã as provas tem início às 9h e terminam às 13h. A tarde o início dos exames será às 15 e seguem até 20h. São 120 questões no total para os participantes do Exame divididos em quatro provas. 67 professores estão envolvidos nas provas esse ano. Além de coordenadores e diretores das escolas.

Ensino Fundamental:

Prova I: Ciências Naturais
Prova II: Matemática
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

Ensino Médio:

Prova I: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Prova II: Matemática e suas tecnologias
Prova III: Linguagens, Códigos e sua tecnologias e Redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas tecnologias

Remição de pena

Se aprovado, o detento ganha a certificação para a conclusão do ensino fundamental Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O apenado que tiver a aprovação também terá a remição de pena. Ela varia de acordo com a conclusão. No Ensino Fundamental são 66 dias a menos de pena. Já no Ensino Médio são 50 dias a menos.

Requisitos

Para participar do Encceja, o interno precisa ter o ensino fundamental e médio incompletos. A avaliação, voluntária e gratuita, é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem por objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental e Médio quando estavam em idade escolar.