Internas do IPF recebem visita de escritor no projeto “Bienal fora da Bienal”

22 de agosto de 2019 - 14:58

Os olhares atentos e curiosos não negaram o interesse das 50 internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa que receberam nesta quarta-feira (22) a visita especial do escritor e cineasta marroquino Abdellah Taïa. A conversa das detentas com o autor fez parte do projeto “Bienal fora da bienal”, organizado pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, responsável pela escolarização das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.

Foi a primeira vez de Abdellah em uma unidade prisional no Brasil. O escritor abriu o coração ao falar da infância difícil, dificuldade que enfrentou ao lado da mãe e também do exílio na França, local que escolheu para viver. “Fui muito pobre e sempre enfrentei dificuldades, mas a leitura me ajudou muito a ir para outros universos. Através dos livros conheci muitos lugares, possibilidades e isso também pode acontecer com vocês”, relatou o escritor que estava ao lado de uma tradutora para facilitar a conversa com as internas.

Abdellah fez uma breve abertura falando das experiências, mas o grande objetivo era ouvir o que as internas desejavam saber sobre ele e também qual o futuro elas esperavam. A grande indagação foi como o autor começou a escrever e qual o autor ele mais o inspirava. Simpático e carismático Abdellah respondeu a todas. “O meu primeiro livro foi autobiográfico. Confesso que meus amigos não gostaram, mas eu gostei muito. Então foi um grande desafio para mim de aceitação. Então, digo para vocês: não desanimem se alguém não aprovar uma escrita de vocês, mas importante é traduzir sentimentos e o que deseja falar para o mundo. E meu autor preferido é Fernando Pessoa”, disse.

Inspiradas com a visita, algumas internas confessaram o desejo de escrever, como a interna Patrícia Nascimento, que deseja relatar uma história autobiográfica e recebeu o incetivo do escritor. “Estou muito feliz com a presença dele é aqui. É um momento muito especial para nós e de grande incentivo. Desejo muito escrever meu livro e contar tudo que passei e quem sabe um dia entregar esse livro para ele”, afirmou.

Ao fim do encontro Abdellah abraçou cada interna e ouviu de perto a história de algumas delas. Após esse momento mais profundo de reiterar a importância da leitura e escrita. “Estou muito encantado pelo que vivi aqui nessas horas. Foi muito surpreendente ouvir a história de vocês e saber que de alguma forma contribui para incentivar mais ainda a leitura e escrita de vocês. Escrevam, escrevam muito”, finalizou.

Querendo se tornar mais um pouco presente na vida de cada uma das internas, Abdellah Taïa presenteou a biblioteca da unidade com dois exemplares de seu livro “Aquele que é digno de ser amado”, primeiro livro traduzido para o português, através da escritora Simone Paulino também presente no evento.