SAP realiza mais de 4 mil interações entre familiares e internos através de cartas

1 de junho de 2020 - 09:01

O momento é de carinho à distância. Desde que iniciou a pandemia, as horas de atenção e toque foram suspensas em todo o mundo. Para suprir esse momento de encontro presencial, a Secretaria da Administração Penitenciária criou o projeto “Mensagem de Amor”. Já foram mais de quatro mil interações entre os familiares e internos do sistema prisional do Ceará.

A carta e-mail foi feita para amenizar a saudade e aliviar os familiares durante o isolamento social. A supervisora do Serviço Social da SAP, Cristiane Lima, é uma das responsáveis por gerir as mensagens dos familiares. “É um momento complicado para todos e, essa iniciativa, veio para tentar diminuir o distanciamento e também garantir tranquilidade aos familiares. Recebemos e respondemos milhares de cartas. A medida teve um bom retorno entre as família, o que ocasionou uma forte demanda. Diante disso, organizamos nossas equipes para realizar um trabalho gradual, mas que ao fim possa ocorrer a comunicação entre interno e família da melhor forma”, ressalta.

O interno Francisco das Chagas, do IPPOO 2, agradece a oportunidade de se informar sobre a família pelo “Mensagem de Amor”. “Essa ação é muito boa. Nós sabemos como estão nossos parentes e eles têm informações sobre a gente aqui dentro”, afirma. Por mensagem, a familiar C.F, que tem seu companheiro na Unidade Sobreira Amorim comenta seu sentimento ao receber a resposta. “Vocês não tem ideia da emoção de receber esse retorno da pessoa que amamos. Obrigado por esse projeto. Meu coração está tranquilo agora. Já já tudo isso vai passar”

Critérios para o envio das cartas
A mensagem deve ter o nome completo do interno e ter um texto com o máximo de 20 linhas. É obrigatório colocar o nome completo de quem envia a mensagem. O remetente precisa colocar o telefone de contato ao final do e-mail. A carta que tiver apologia à droga, crime e nomes de organização criminosa serão descartadas. As cartas são entregues aos internos nos dias de quinta-feira e respondida nos dias posteriores.

Veja a lista: