SAP encerra vacinação contra a gripe com 100% de internos e servidores imunizados

9 de junho de 2020 - 09:55

O dia 9 de junho é nacionalmente lembrado como o “Dia da Imunização”. Em tempos de pandemia, a Secretaria da Administração Penitenciária, empenhada em cuidar da saúde dos internos e servidores, anuncia a finalização da campanha de vacinação contra a gripe. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, o núcleo de Saúde da Saúde da SAP realizou a imunização de 18.689 pessoas entre policiais penais, colaboradores e internos.

A enfermeira e coordenadora das equipes de enfermagem e médicos da SAP, Purdenciana Ribeiro, explica como foi realizada a ação de campanha dentro das unidades. “Começamos pelos locais com mais vulnerabilidade que são Imelda (pela idade dos internos que estão lá) e no Instituto Penal Feminino (pelas mulheres grávidas e idosas). Logo depois, a cada semana, a campanha visitava cada unidade, para realizar os procedimentos de vacinação nos internos e também nos servidores. A meta estabelecida foi batida e conseguimos imunizar todo o sistema”, ressalta.

Sheivilane Lemos, policial penal do IPF, foi uma das servidoras que recebeu a vacinação contra a gripe. “As vacinas ficaram disponíveis alguns dias na Enfermaria e todas nós conseguimos nos imunizar. Um ato de cuidado e extrema importância junto aos policiais penais. Temos contato com várias pessoas, muitas delas com doenças diversas, e a vacina de livre acesso é essencial para a prevenção de todos”, atesta.