Sistema prisional do Ceará recebe milhares de máscaras e testes do Departamento Penitenciário Nacional

22 de junho de 2020 - 10:18

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu a doação de aproximadamente 300 mil máscaras e quase 4 mil testes para Covid-19 do Departamento Penitenciário Nacional. O material doado se junta à produção própria do sistema prisional do Ceará que já ultrapassou a marca de 100 mil máscaras produzidas por internos e internas.

O diretor de Polícias Penitenciárias do Depen, Sandro Abel, comenta sobre a doação. “Desde o início da pandemia nós articulamos na orientação dos servidores prisionais em relação ao combate e prevenção do Covid-19. Dentre essas medidas, está a aquisição de insumos para todas as unidades da Federação” declara.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância da doação realizada pelo Depen. “Os testes e máscaras são fundamentais na luta contra a COVID-19. Todos os nossos internos são protegidos por máscaras. Elas protegem e salvam vidas. Além da proteção facial, o sistema prisional do Ceará é o que realiza mais testes dentre as unidades da Federação. Os testes são valiosos para o rastreamento e identificação do problema”, destaca Mauro.

Além da doação direta do Depen, a SAP tem o objetivo de chegar a 1 milhão de máscaras produzidas dentro das unidades prisionais até o final de 2020. “Nós estamos preservando a saúde de todos. Nós produzimos 100 mil máscaras por mês, e pretendemos fechar 1 milhão de produção de máscaras até dezembro”, afirma o secretário da Administração Penitenciária.

Sandro Abel destaca que a doação reforça ainda mais a prevenção dentro das unidades prisionais, algo que a SAP já realiza desde o início da pandemia do Novo Coronavírus. “Além das máscaras, nós também doamos material de EPI´s, um complemento para o que o Estado já desenvolve desde o início dessa crise”, conclui.

A importância do uso de máscaras

O uso da máscara salva vidas. Essa lógica referendada pelas autoridades de saúde é crucial para o combate ao Coronavírus. É nessa questão que a Ouvidora Nacional dos Serviços Penais do Depen, Cintia Ragel, fala da importância da doação realizada ao sistema prisional do Ceará.

“Essa doação que foi realizada pelo Programa Todos pela Saúde demonstra a participação da sociedade civil com um olhar voltado para o sistema prisional. O uso das máscaras vem ao encontro de normas que já estão estabelecidas pela própria Agência Nacional de Saúde Suplementar. A partir do momento que nós fazemos uma doação, da forma que foi feita, atingindo tanto a população prisional, como o corpo de servidores, funcionários, daquele sistema prisional, nós vamos permitir que as rotinas que estão hoje estabelecidas naquele ambiente prisional passem a ser executadas de uma forma muito mais cuidadosa”, atesta.