SAP conquista o SELO RESGATA por trabalho com egressos

26 de novembro de 2020 - 14:48

O empenho na ressocialização de internos e egressos da Secretaria da Administração Penitenciária é reconhecida pela conquista do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata) por intermédio do Departamento Penitenciário Nacional. Realizado pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE), a SAP oportuniza o trabalho para mais de 200 egressos do sistema penitenciário do Ceará.

A coordenadora da CISPE, Cristiane Gadelha fala da importância desse reconhecimento para a Pasta. “Pessoas em regime aberto e semiaberto e monitorados eletronicamente procuram a Cispe para cadastro e encaminhamento e nós ofertamos essa primeira oportunidade como um estágio para acompanharmos nesse novo formato de emprego. Posteriromente encaminhamos para empresas que tem contrato com o Governo do Estado por meio de lei de reservas de vagas para egressos. É uma ação muito importante que vem demonstrado resultado. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento do Ministério da Justiça”, afirma.

“É necessário ter uma atenção especial quando saímos do cárcere”. Essa afirmativa foi feita pelo egresso Aureliano Oliveira, um dos beneficiados com os projetos da CISPE. Hoje ele trabalha na Coordenadoria como auxiliar administrativo e monitor do Projeto Livro Aberto. Gerencia o Núcleo do Projeto desde 2018. Ele fala sobre a importância do incentivo da SAP para retornar ao mercado de trabalho. “A CISPE nesse processo é fundamental. Encontrei apoio para desempenhar minhas aptidões profissionais, compreensão com a minha vida acadêmica, pois sou acadêmico do 7° semestre do curso de Direito e acima de tudo encontrei o caminho para trilhar maiores perspectivas de inserção no mercado de trabalho. Nossa vida sempre será feita de altos e baixos e temos que está preparados para as experiências da vida.”, relata.

A Cispe oferta cursos de acordo com o perfil das empresas que ofertam vagas para os egressos. Destaca-se também a parceria da SAP com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Com a parceria é possível realizar uma série de cadastramentos e palestras com o objetivo de preparar o egresso para ingressar no mercado de trabalho. Qualificação, postura e foco são algumas das dicas passadas pelos profissionais do SINE/IDT.