Comitiva cearense visita Associação de Proteção e Assistência aos Condenados em MG

27 de novembro de 2020 - 11:50

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará esteve em uma comitiva, liderada pelo secretário Mauro Albuquerque, na cidade de Itaúna (MG), para acompanhar a aplicação do método Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A Apac é uma prática que funciona baseada nas perspectivas da recuperação, ressocialização e reinserção das pessoas condenadas ao convívio social.

Mauro Albuquerque comentou sobre o momento em Itaúna. “A experiência mineira nos mostra caminhos efetivos sobre a futura instalação das Apacs no Ceará. Eles têm anos de dedicação e realização desse formato de execução da pena. A unidade de Itauna é um caso a ser observado como um bom exemplo. Nós já temos espaços mapeados e destinados para esse tipo de unidade no Ceará. Iniciaremos, de imediato, as reformas e as adequações para que as entidades e a Apac de Fortaleza transformem esse antigo projeto em realidade”, assegura.

O diretor presidente da Apac de Fortaleza, França da Silva, reiterou a importância da visita da implantação do método no Estado. “A visita foi bem positiva. O Secretário veio fortalecer com a visita e construir um projeto que salva vidas. Ir para Itaúna e conhecer na prática foi maravilhoso. O Ceará só tem a ganhar”, afirma.

Funcionário da APAC de Itaúna, o egresso Bruno Bacelar, fala da importância da instituição na sua mudança de vida. “Ninguém é irrecuperável. “O método funciona. Quando a pessoa abre o coração, se interessa, a APAC é o melhor lugar para sua recuperação. E digo a todos que estão nessa situação que já estive que é sofrido, doloroso, e um dia pedi a Deus uma janela e ele abriu uma porta para mim. Então abram o coração de vocês”, declara.

Diretor Geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Valdeci Antonio Ferreira, demonstra felicidade de ter recebido a comitiva do Ceará. “A visita do secretário Mauro nos enche o coração de alegria e esperança. Espero que em breve o projeto da APAC seja feito no Ceará e possa alimentar esperança e recuperar internos e consequentemente ajudar a sociedade”, conclui.

O que é APAC

As Apacs são uma alternativa ao sistema prisional comum. Atuam na humanizacão do cumprimento das penas privativas de liberdade, em uma aposta na recuperação do ser humano que cometeu um crime. 12 elementos sustentam o método, entre eles a participação da comunidade, o trabalho, a assistência jurídica, a valorização humana, a família e o voluntariado.

Nas Apacs, as pessoas privadas de liberdade são chamadas de recuperandos. Não há vigilância armada nem a presença de policiais – a lógica é de que recuperandos cuidem de recuperandos. E, algo impensável nos presídios convencionais, os presos possuem a chave da própria cela. Mas a disciplina é rígida, com horários determinados para acordar e se recolher, e todos devem trabalhar, estudar e participar de cursos de capacitação.