Internas do IPF são certificadas em cursos de costura industrial e panificação

3 de dezembro de 2020 - 15:42

Setenta e sete internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) concluíram nesta quarta-feira (3) os cursos de costura industrial e panificação, realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As qualificações são realizadas pelo Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanente em estabelecimento penais PROCAP 2019 e financiadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

As mulheres privadas de liberdade receberam os certificados dos cursos de costura industrial pela manhã e, no período da tarde, outras internas que concluíram o curso de panificação também foram certificadas. Joice Mara foi uma das beneficiadas e comemorou a oportunidade. “Fico muito grata com a chance de aprender uma profissão como a de costura, pois é um mercado que posso trabalhar de forma independente quando retornar a sociedade. É uma esperança de um futuro mais promissor”, afirma.

A coordenadora da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, esteve presente no evento e comentou sobre essas oportunidades para os internos do sistema prisional. “Foi concluído o primeiro ciclo para as internas do IPF e 77 foram certificadas. É um momento muito importante nas ações da SAP. Demonstra a vontade da Pasta em preparar essas mulheres para o mercado de trabalho quando receberem a liberdade”, conclui.

3.600 internos do sistema prisional cearense serão beneficiados pelo Procap em 9 unidades prisionais. Outros cursos disponíveis no programa são: padaria, serralheria de metais ferrosos e marcenaria de móveis sob medida.