Sistema prisional cearense ganha reforço de mais 44 policiais penais
22 de março de 2021 - 08:20
A Secretaria da Administração Penitenciária deu posse a mais 44 policiais penais, que foram aprovados no concurso público realizado em 2017 e irão assumir seus cargos imediatamente.
Após a posse, os novos servidores deverão iniciar um curso de nivelamento operacional que inclui aulas teóricas sobre administração penitenciária, integração social, valorização humana, ética profissional, legislação, segurança penitenciária e aulas práticas como curso de tiro, defesa pessoal, técnicas de abordagem policial, dentre outros.
Com o avanço da Covid-19 e o Decreto de número 33.965 que estabelece o isolamento social rígido, a SAP, através da Escola de Gestão Penitenciária, irá disponibilizar uma plataforma virtual de ensino à distância onde serão transmitidas as aulas ao vivo diretamente da secretaria.
O curso terá início hoje (22) na modalidade on-line, devido ao Decreto. Sendo possível, posteriormente, as aulas podem vir a ser presenciais. Serão 60 dias de qualificação com aulas teóricas e práticas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Dos 52 candidatos que foram convocados para o curso de formação, 44 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios.
Os novos policiais penais serão lotados em uma nova unidade prisional, que será inaugurada em breve pelo Governo do Ceará. Eles irão reforçar a equipe que está sendo treinada para iniciar o trabalho na nova unidade prisional, CPPL 6 (Casa de Privação Provisória de Liberdade), com capacidade para mil presos na Região
Metropolitana de Fortaleza.
O secretário Mauro Albuquerque enfatizou a valorização que o Governador tem dado ao sistema prisional e o empenho para a contratação de mais 44 policiais penais no combate ao crime. “Essa nomeação é fundamental para a evolução do sistema. Eles passam agora por treinamento para aprender a doutrina de segurança penitenciária. Isso é muito importante para mostrar que acabou a força do crime dentro das unidades e isso reflete na rua. E esse é o nosso trabalho, servir a população”, defende.
Dever Cumprido
O novo policial penal João Paulo Silva comemora a realização de um sonho. “Estou iniciando uma nova fase de vida profissional e finalmente chegou o dia de me tornar o tão sonhado policial penal. Espero contribuir de forma proativa para o nosso sistema penitenciário cearense”, conclui.
Formada em Direito, a nova servidora Laire Oliveira seguiu a carreira da mãe e recebeu incentivo da família para entrar no serviço público na área da segurança. “Foram 3 anos de expectativas e desafios. Realizar esse sonho significa muito pra mim. Estou muito feliz e espero contribuir para diminuir a criminalidade e ter um sistema efetivo”, comenta.