SAP promove aulas práticas de abordagem policial e algemação para os novos policiais penais
23 de junho de 2021 - 10:06
A Secretaria da Administração Penitenciária segue seu cronograma de aulas práticas do nivelamento operacional para última turma de policiais penais empossados. As atividades presenciais seguem todos os protocolos de segurança dos decretos do Governo do Estado do Ceará.
Na programação do curso foram ministradas as disciplinas de algemação e abordagem policial. A capacitação das duas metodologias tem carga horária de 16 horas/aula. Os novos policiais recebem aulas sobre suporte armado, escolta de presos, apoio dentro do sistema prisional, dentre outros. A disciplina de algemação está sendo ministrado pelo instrutor Quixabeira e a abordagem policial pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Maiquel Mendes.

As técnicas e metodologias aplicadas no curso, buscam desenvolver habilidades para o desempenho da rotina em ambiente prisional, diminuindo o risco à integridade física do policial, do interno e da sociedade.
O policial penal R. de Melo enfatizou a valorização da secretaria com os novos policiais penais. “A responsabilidade que a SAP tem conosco é enorme, visto que há um grande investimento com relação a armamento, segurança e treinamentos. Nossa Escola de Gestão Penitenciária apoia e auxilia bastante na nossa profissionalização no sistema penitenciário. A Secretaria juntamente com o secretário Mauro Albuquerque tem trabalhado ao nosso favor. Não só pros policiais penais que entraram recentemente como pros mais antigos”, conclui.
Para a policial penal Sousa, a capacitação é essencial para a rotina do agente que atua dentro do sistema prisional. “Hoje me sinto preparada para qualquer situação. Ficamos satisfeitos em poder compartilhar dessa troca de experiências com os instrutores”, destacou.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna,Maiquel Mendes, explica que a disciplina de abordagem policial é fundamental na formação de todo profissional de segurança pública. “No caso dos nossos policiais que estão entrando agora, é de suma importância pro dia a dia de trabalho. Tendo em vista as próprias atribuições da profissão como rondas internas e externas, controle de acesso nos complexos penitenciários, nas escoltas e no apoio em operações de segurança no geral”, ressalta.
Maiquel também destaca que todo policial precisa ter a disciplina de abordagem policial no seu currículo para prestar um serviço de qualidade à população. “São durante essas abordagens que muitos crimes são evitados. Essa ação atua tanto na prevenção como na repreensão de algum crime. Por acreditar nisso, a SAP adota a postura de investir na qualificação profissional para que cada vez mais os nossos policiais penais estejam aptos e capacitados a desempenhar atividades de segurança pública com maestria”, conclui.