SAP inicia o 37º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T)

29 de junho de 2021 - 15:46

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Escola de Gestão Penitenciária, inicia o 37º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T). A formação tem como foco o aperfeiçoamento funcional e no desenvolvimento de habilidades no ambiente prisional.

A capacitação conta com a participação de 31 policiais penais e 1 policial militar. Os agentes terão aulas teóricas e práticas com carga horária de 64 horas/aulas.

Serão abordados conhecimentos como apresentação do armamento, montagem e desmontagem, manutenção, regras de segurança, sistema de funcionamento, munições e tiro com pistola, espingarda calibre 12, arma longa calibre 5,56, arma longa calibre .40 e noções de saque velado.

O treinamento é composto por instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE). O instrutor e supervisor do núcleo de treinamentos do GAP, Lucas Maikon, enfatiza a importância do treinamento e do investimento da secretaria em capacitar seus servidores. “O C.A.A.T é um curso que valoriza os servidores, não só os que estão entrando agora pro sistema, mas também os agentes que já trabalham nas unidades penitenciárias. O treinamento revisa e trabalha todas as armas que utilizamos no dia a dia”, conclui.

A policial penal Aline Rodrigues destaca o aprimoramento que o curso trás para o dia a dia no ambiente prisional. “Os policiais que estão sendo capacitados passarão por um grande nível de evolução que será refletido em resultados dentro do sistema penitenciário”, afirma.