Pesquisa do Ministério da Justiça avaliará qualidade de vida dos profissionais de segurança pública
5 de agosto de 2021 - 14:11
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), realiza pesquisa nacional para levantar aspectos sobre saúde, segurança, valorização e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e defesa social de todo o país. O diagnóstico faz parte das ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida).
O programa passou a fazer parte dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
A pesquisa abrange profissionais do Departamento Penitenciário Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e, nas Unidades Federativas, das Polícias Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares, das Polícias Civis, das Polícias Técnico-Científicas e das Polícias Penais. A estimativa é que entre 480 mil e 490 mil profissionais participem da análise.
A coordenadora do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) da Secretaria da Administração Penitenciária, Cristiane Lima, acredita que as informações coletadas podem trazer diversos beneficios aos agentes. “O diferencial dessa pesquisa é priorizar e valorizar a qualidade de vida desses profissionais. Além de conhecer melhor as necessidades da categoria, ainda conta com o sigilo absoluto, respeitando a identidade pessoal de cada um”, conclui.
Como participar
O Depen envia um email para o profissional, com o formulário da pesquisa. A participação é voluntária e sigilosa, não havendo qualquer forma de identificação pessoal dos profissionais. Os dados serão tratados coletivamente e nenhuma informação pessoal será compartilhada.
Sobre Pró-Vida
Criado em 2010, o Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública tem como objetivo a valorização do profissional da área de segurança, reduzindo os riscos de morte como também atuando na prevenção da saúde durante o exercício de suas relevantes funções.
Com a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a partir da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, o Pró-Vida visa elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar, entre outros, os projetos de programas de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social, bem como a integração sistêmica das unidades de saúde dos órgãos que compõem o Susp.