SAP recebe doação de mil bíblias para incentivar leitura nas unidades prisionais cearenses

9 de agosto de 2021 - 10:03

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu doação de mil bíblias e mil terços para reforçar as ações do projeto Livro Aberto, que incentiva a leitura como um caminho para ressocializar e reduzir a pena de internos. A iniciativa é uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE).

As escrituras foram entregues ao secretário, Mauro Albuquerque, durante solenidade na Casa da Indústria, com a presença do empresário do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz e o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, que intermediou a doação entre as instituições.

Rayane Mainara/Sistema FIEC

Para o empresário, Edson Queiroz, ler e meditar sobre a palavra de Deus é fundamental para o crescimento do homem. “Nossa Senhora pede que todos nós rezemos o terço para meditar sobre as questões da vida e sobre a passagem de Jesus pela Terra. Isso é o que deve nos guiar. Assim, em amor ao próximo, eu faço essa doação na tentativa de que todos possam ter esse momento de reflexão diária”, afirma.

Para o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, a iniciativa é um reforço para fomentar o conhecimento para os internos. “A leitura dos livros que estão presentes na Bíblia além de otimizar positivamente o tempo que os internos têm dentro das penitenciárias, podem reduzir a pena deles e assim promover uma ressocialização humanizada”, enfatiza.

“A doação de bíblias e terços feita pelo Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz, vai impactar positivamente na ressocialização de detentos, através do Projeto Livro Aberto. A educação, a capacitação profissional e o desenvolvimento de vínculos religiosos, afetivos e sociais podem mudar a vida desses homens e mulheres, que devem receber todas as oportunidades possíveis para que possam retornar ao convívio da sociedade”, declarou Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC.

Projeto

O projeto Livro Aberto visa facilitar o cumprimento da lei estadual n° 15.718/2014, a qual prevê remição da pena por meio da leitura. O preso escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.