Ceará lança Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional

10 de agosto de 2021 - 16:20

Foi lançado na manhã desta terça-feira (10), o Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. O ato ocorreu durante um Webinar transmitido pelo canal do youtube da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded) e teve as participações do diretor de políticas penitenciárias do Depen, Sandro Abel, da secretária de educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela e do secretário da Administração Penintenciária, Mauro Albuquerque.

O diretor de políticas penitenciárias do Depen, Sandro Abel, parabenizou a gestão prisional cearense pela transformação dentro das unidades. “O que era sonho se tornou realidade. Isso só foi possível através da disciplina e ordem. Minha gratidão a todos os envolvidos. Vale a pena investir, vale a pena tentar, vale a pena o esforço coletivo. A estrutura de segurança montada ainda não chegou ao nível da perfeição, mas ela hoje é o suficiente para que a gente se prepare para algo muito maior. Para que a gente chegue ao sonho do secretário Mauro, onde todo preso que entre no sistema saia com sua formação educacional e uma profissão. Parece impossível, mas ele é impossível ao olhar do comum. Ao olhar do incomum ele é real. Esse é o nosso!”, enfatiza.

Para o secretário Mauro Albuquerque, o apoio de vários órgãos como da Educação, Segurança, Ministério Público e do Judiciário, foi fundamental para essa missão ter êxito. “Essa grande sinergia tem trazido resultados imensos. Hoje a qualidade no ensino dentro do sistema penitenciário é extraordinário. Em 4 meses conseguimos alfabetizar pessoas que não sabiam ler e escrever. Um dos nossos objetivos ainda pra esse ano é erradicar o analfabetismo dentro do sistema prisional. Até dezembro queremos colocar todos os analfabetos dentro de sala de aula”, afirma.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, se sente grata pelo reconhecimento das ações pela educação no sistema penitenciário no Ceará. “Hoje é um marco histórico pra nós. É a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado. O secretário Mauro nos desafiou a ter educação plena e permanente dentro das unidades prisionais. E nós aceitamos o desafio. E esse plano trás mais oportunidades e conhecimentos através da interação, da leitura, da escrita. Conhecimento é a unica coisa que ninguém tira da gente. E é isso que estamos oferecendo a todas essas pessoas privadas de liberdade”, conclui.

Confira o Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional na íntegra.