88 policiais passam em teste de aptidão física e se classificam para o IV Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário
13 de agosto de 2021 - 14:58
Além de policiais do sistema prisional cearense, representantes de outros estados tiveram êxito no Teste de Aptidão Física (TAF). Nos dias 12 e 13 de agosto, 139 agentes participaram das provas, que avalia e classifica os servidores aptos a participarem do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário.
Destes, 88 policiais passaram nos testes de exercício em barra fixa, flexão de braço, abdominal, corrida, apneia estática, apneia dinâmica e flutuação. A capacitação começa na próxima segunda-feira, 16 e segue uma jornada de 20 dias da quarta edição do CIRRC com carga horária de 350 horas/aula.
Para o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Maiquel Mendes, a qualificação dos policiais é o caminho para manter uma sociedade mais segura. “O objetivo do curso é capacitar os agentes com as técnicas mais modernas e eficientes para construir um sistema prisional ainda mais preparado e forte. Essa experiência faz parte do processo para formar o profissional de segurança pública”, afirma.
Profissionais de vários lugares do Brasil buscam qualificação e mais conhecimento para a sua unidade federativa. O policial penal, Erivelton Amorim, é um dos exemplos. “Sou do Acre e consegui superar os desafios e finalizar a missão com excelência. A minha expectativa agora é chegar até o final do curso e me formar. O CIRRC é referência nacional no sistema penitenciário do Brasil e gostaria muito fazer parte disso”, conclui.
A policial penal, Regilane Rodrigues, comenta sobre sua expectativa em iniciar o curso. “O TAF foi uma superação. Somente 4 mulheres obteram êxito entre os 88 aprovados. É uma satisfação imensa estar participando desse desafio. Pretendo dar o meu melhor e espero aprender bastante para exercer minha profissão de uma maneira mais satisfatória”, finaliza.