SAP inicia o IV Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário
16 de agosto de 2021 - 20:14
A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará – EGPR, inicia nesta segunda-feira (16), o IV CIRRC – Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário.
A formação visa capacitar os policiais penais do sistema penitenciário do Ceará e de outras unidades federativas, para atuarem na solução de conflitos no interior das unidades prisionais e desempenhar, de forma mais efetiva, procedimentos e técnicas adequadas em circunstâncias adversas como crise, rebelião, motim generalizado, entre outras práticas.
Durante a solenidade de abertura do curso, estava presente o secretário Mauro Albuquerque, o secretário executivo da administração penitenciária, Rafael Beserra, o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Maiquel Mendes, a coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária, Tereza de Castro, o coordenador do sistema penal, Alexandre Leite, o representante do Grupo de Intervenção Tática da Polícia Militar, 1º Tenente C. Lima, o Tenente-coronel Washington, o representante do Raio, Tenente-coronel Carlos Júnior e o comandante do Bope, Tenente-coronel Gerlucio Vieira.
Para participar do curso, os agentes precisam obter êxito no Teste de Aptidão Física (TAF). Ao todo, foram 139 inscrições. Destes, apenas 88 passaram nos testes de exercícios. A capacitação terá carga horária de 350 horas/aulas, distribuídas em 20 dias.
Serão abordadas disciplinas como o uso diferenciado da força, Lep, direitos humanos e ética. Já as disciplinas táticas utilizam doutrina própria, específica da intervenção prisional. Além disso, também terão conhecimentos das atividades policiais como abordagem, escolta, combate veicular, sobrevivência policial, aph tático, armamento e tiro, imobilizações, combate a incêndio, defesa pessoal, dentre outros.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna da SAP, Maiquel Mendes, é o coordenador da missão. Ele fala sobre a importância da integração entre outras forças de segurança e a expansão do curso para outros agentes de outras regiões do Brasil. “Precisamos de pessoas dispostas. Na condição de alunos, vocês vieram em busca de mais conhecimentos. O resultado tem que ser um só: prestar um serviço de qualidade para a sociedade. Nós estamos aqui para servir. Tenham isso em mente. Se não tiverem, estão na profissão errada. Precisamos de gente determinada, focada em fazer a diferença. Gente pra fazer o mesmo já está cheio. O objetivo será sempre melhorar nosso sistema de segurança pública”, afirma.
Para o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, nada se conquista com pouco esforço. “Vocês estão aqui para fazer a diferença. É importante que todos deem o melhor de si nesse momento. Nada se consegue sem trabalho, sem empenho, sem esforço. Tudo tem um sacrifício. Aproveitem essa oportunidade. Bom curso a todos!”, finaliza.
O representante do Raio, Tenente-coronel Carlos Júnior, enfatiza a importância do curso para o sistema de segurança pública. “Temos a grata satisfação de ter cinco policiais militares participando, um deles pertencente ao Raio. O sistema é todo integrado e por isso se torna interessante que nós tenhamos o conhecimento técnico e específico sobre intervenção dentro de unidades prisionais. Participar desse sistema de cooperação entre as instituições, significa um grande ganho para a sociedade”, conclui.
