Unidades prisionais do Ceará retomam visitas sociais

22 de agosto de 2021 - 13:48

A Secretaria da Administração Penitenciária iniciou o plano de retomada das visitas em todas as unidades prisionais do Ceará. O retorno ocorreu neste sábado (21), com continuidade neste domingo (22). A expectativa da SAP, de acordo com os agendamentos realizados, é receber mais de mil visitantes nesses dois dias de retorno das visitas sociais.

Com respeito a todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado e a Secretaria da Saúde para o enfrentamento à Covid-19, os policiais penais e as equipes de saúde das unidades realizaram aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel e o distanciamento social entre servidores, visitantes e internos. As unidades prisionais receberão as visitas aos sábados e domingos, entre 8h e 12h. O tempo de duração das visitas será de, no máximo, 30 minutos e deve ser feita apenas por um visitante.

A diretora do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Socorro Matias, fala que a unidade está fazendo esse retorno de visitas com muita tranquilidade, de forma estratégica e sistematizada. “Graças a Deus, de maneira profissional, conseguimos retomar as visitas e por em prática a lei de execução que assegura a manutenção desse vínculo familiar. A gente consegue perceber a felicidade dos reencontros. A SAP está empenhada para que o sistema realmente faça sua função que é ressocializar e devolver essa interna para a sociedade melhor do que nós recebemos”, afirma.

Hélio Pessoa visitou a filha e mostrou alegria ao saber que estava tudo bem depois de tanto tempo sem vê-la. “Depois de um longo período sem visita, a expectativa e ansiedade estava muito grande. Tudo ocorreu bem, dentro dos protocolos sanitários exigidos devido o atual momento que estamos vivendo. A unidade está nos dando todo aparato que precisamos para matar um pouco da saudade e em segurança”, conclui.

Para a interna do IPF, Lianara Alencar, a expectativa da visita era grande e comenta sobre a emoção de rever a mãe. “Fiquei muito feliz que esse dia finalmente chegou. Quero agradecer a unidade por nos devolver a oportunidade de rever nossos familiares. Estou aprendendo muito aqui dentro. Tenho esperança de mudar de vida e ainda dar muito orgulho a minha mãe”, emociona-se.