4ª edição do CIRRC forma 26 novos interventores

6 de setembro de 2021 - 11:21

Tensão, ansiedade, exaustão, perseverança, disciplina, superação, dedicação e, por fim, dever cumprido. Esses foram alguns dos sentimentos marcantes após o encerramento das atividades do IV Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC). 26 guerreiros concluíram a capacitação neste sábado (4).

O encerramento do curso foi na base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e marca mais uma qualificação concluída com êxito pela Secretaria da Administração Penitenciária que formou interventores para o sistema penitenciário de todo o Brasil.

Representante do BPRaio da Polícia Militar e também profissionais de outros estados como Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Piauí e Pará conseguiram resistir e conquistar a aprovação no curso. Ao todo, foram 139 inscritos. Destes, apenas 88 passaram no Teste de Aptidão Física (TAF), que avalia e classifica as pessoas aptas a participarem do curso, mas apenas 26 chegaram até o final.

Nacionalmente reconhecido, o CIRRC submete os participantes a um intenso treinamento, com as mais variadas técnicas de intervenção e operações penitenciárias especiais. O curso contou com disciplinas teóricas e práticas como Atendimento Pré- Hospitalar Policial (APHP), Ética, Lei de Execução Penal, Direitos Humanos, Rotinas e Procedimentos prisionais, Elaboração de Relatórios, Gerenciamento de Crise, Escolta, Algemação e Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) e armamento e tiro com pistola .40 e com espingarda calibre 12.

Além da resistência física, o controle psicológico é uma das principais forças para a conquista do objetivo. Renato Alves, do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e também formando do IV CIRRC, conta o que aprendeu durante o curso. “O CIRRC é um curso que vai além de capacitação técnica. Além disso, desenvolvemos a questão de formação, moral, honra, honestidade e lealdade. Com certeza aprendi a ser um cidadão melhor, um pai melhor, um profissional melhor. Graças a todos esses valores que são diariamente passados pra nós durante todo o curso”, conclui.

A esposa do novo interventor, Tamara Souza, se emociona ao falar da vitória de Renato. “Família que é família apoia em tudo. Nós estávamos intercedendo e pensando nele. Eu creio que esse suporte e rede de apoio é que dá forças pra eles estarem aqui. É difícil a saudade, mas ele suportou e venceu”, afirma.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, comemora mais uma capacitação concluída com sucesso. “Mais uma vitória pro sistema penitenciário e pros policiais que participaram. Com a evolução do sistema, a vitória também é da população. Isso é muito importante por que mostra que o Estado tem o controle e esse controle é técnico, com profissionais qualificados para manter a segurança dentro do sistema prisional respeitando a realidade da lei”, ressalta.