SAP realiza módulo de intervenção prisional no Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar)
27 de setembro de 2021 - 08:08
A Secretaria da Administração Penitenciária realizou o módulo de intervenção prisional para os alunos do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar).
No total, 28 profissionais participam da capacitação, sendo 27 policiais militares do estado do Ceará e um policial penal.
Ministrado pelos instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), os alunos passaram por instruções de armamento e tiro da espingarda calibre 12, instrução dos módulos de invasão de pátio, simulação de presídio rebelado, além de mostrar a doutrina de Intervenção Penitenciária e procedimentos de segurança.
O objetivo do treinamento é promover o aprimoramento técnico dos profissionais de segurança para manter a preservação da ordem e da manutenção da disciplina das unidades prisionais, evitando e minimizando os resultados indesejáveis, bem como na ocorrência de distúrbios e rebeliões em presídios.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Maiquel Mendes, comenta sobre a importância da troca de experiência entre as instituições tendo em vista a necessidade de trabalhar em conjunto todas as forças de segurança no combate ao crime organizado. “Nesse tipo de combate a gente tem que atuar em diversas áreas. A expertise da SAP é no sistema prisional, mas muitas operações conjuntas são feitas na rua, seja no acompanhamento de tornozelados ou na recaptura de foragidos. É interessante esse trabalho com a Policia Miltar, com o Cotar ou outras instituições para eles conhecerem também os protocolos que a secretaria adota e principalmente sobre a capacitação profissional. A SAP esta na vanguarda da capacitação, então isso tem atraído os olhos das outras forças de segurança. Isso é bom para os dois lados. Só esse trabalho em conjunto que vai fortalecer o combate ao crime”, ressalta.
