Curso de APH promovido pela SAP qualifica 136 policiais penais e 41 Profissionais de outras forças de Segurança Pública
29 de outubro de 2021 - 17:17
Capacitação e treinamento são um dos principais objetivos da Secretaria da Administração Penitenciária para seus profissionais. A qualificação Operacional é a base para lidar com os mais diferentes situações de segurança.
A SAP promoveu através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR), o curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate (APH) e forma 177 profissionais de segurança, sendo 136 policias penais, 14 policiais militares, 10 instrutores da SAP, 7 policiais civis, 6 guardas municipais, 2 policiais rodoviários federais, 1 agente da Pefoce e 1 militar do Exército.
A formação visa aumentar o nível de especialização técnico-profissional dos policiais, desenvolver protocolo de atendimento operacional com inserção do stress fazendo o uso do disparo defensivo, desenvolver habilidades de aplicações de Atendimento Pré-Hospitalar para promover estabilidade de paciente e realizar a padronização de protocolos da conduta e atuação dos policiais penais dentro e fora das unidades em seu período de serviço ou em sua folga.
O curso teve carga horária de 16 horas/aulas, dividida em 5 turmas com 35 alunos cada e contou com disciplinas como balística Terminal aplicada à atividade policial, Protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar – APHP (protocolo MARC 1), Histórico e Legislação, Mitos sobre ferimentos por arma de fogo, aplicação de torniquete e tiro de combate. Os instrutores são policiais militares, dentre eles, um é pós-graduado em Atendimento Pré Hospitalar Policial – APHP e de Armamento e Tiro.
O treinamento teve a supervisão e certificação do Comitê Brasileiro de APH de Combate e foi ministrado por instrutores pós-graduados em Atendimento Pré Hospitalar Policial – APHP e de Armamento e Tiro.
Para o 3º Sargento da Polícia Militar e instrutor de APH, Pereira, o curso é de grande importância para profissionais que trabalham na segurança pública. “A SAP está oferecendo 5 turmas para quem tem interesse em adquirir mais conhecimentos para sua profissão. Procuro passar o protocolo de forma simples e básica, pois hoje está salvando vidas pelo Brasil a fora”, afirma.
A policial penal, Fontenele, agradece a oportunidade de participar do curso. “O curso vai ser de grande proveito para nossas atividades diárias, pois a qualquer momento podemos passar por alguma situação de combate e precisar salvar a vida de alguém. Os instrutores dispõem de grande competência e conseguiram passar todo o conhecimento de forma clara e objetiva, fazendo com que todos os alunos saiam capacitados para agir em situação de risco”, conclui.
O 3º Sargento do Exército, Francisco Luan, comenta sobre o privilégio de participar do curso, a importância de aperfeiçoar seus conhecimentos e levar este aprendizado para sua unidade. “O curso é excelente e os instrutores são bastante qualificados. Tenho certeza que todo o conhecimento que absorvi aqui salvarão muitas vidas lá fora, seja a minha, de um companheiro ou até mesmo de um civil”, atesta.