Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) realiza ações alusivas ao Outubro Rosa para internas
1 de novembro de 2021 - 13:59
A Secretaria da Administração Penitenciária realiza I Semana da Consciência e Saúde para a liberdade em alusão ao mês de prevenção e tratamento do câncer de mama, Outubro Rosa, no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF).
As internas e servidoras da unidade prisional receberam ações voltadas à saúde da mulher durante toda a semana. As atividades visaram atender as necessidades, compartilhar informações e fortalecer a conscientização sobre a prevenção e o tratamento da doença.
A ação contou com a participação de 6 profissionais de saúde, entre nutricionista, ginecologista, dermatologista, infectologista, oftalmologista e ortopedista. Além disso, houve um momento de integração entre as internas com o projeto Vozes da Liberdade, Musicoterapia e apresentação da Escola.
Na ocasião, as internas e policiais penais femininas participaram de palestras ministradas por profissionais do serviço social, setor jurídico e setor saúde, sobre diversos temas como: Ser, Estar, Pertencer e aprender: Compartilhando Saberes, Mulheres no Sistema Prisional – Especificidades do gênero, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis e qualidade de vida), Saúde Mental da Mulher, Caminhos para Liberdade: da Punição à Ressocialização, Câncer de Mama e Câncer Colo do Útero, entre outros.
A diretora do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Socorro Matias, destaca a importância dessa ação para fortalecer a melhoria da saúde dessas internas. “Essa iniciativa serviu para mostrar que o tempo que estão privadas de liberdade, podem sair e se tornar pessoas melhores. As ações serviram para lembra-las que enquanto mulheres também precisam se cuidar e ter informações sobre o assunto. Houve um momento de interação entre as internas e a direção para que pudéssemos ouvi-las e estar de certa forma mais próxima para ajudar no que fosse possível”, conclui.