SAP realiza programação especial em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids
2 de dezembro de 2021 - 20:05
A Secretaria da Administração Penitenciária realizou uma programação especial nesta quarta-feira (1), em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes.
Vários países comemoram q data como forma de alertar para a necessidade da prevenção, promover a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros.
Os internos e servidores da unidades participaram de várias ações voltadas sobre a doença. O objetivo das atividades foi trocar informações e experiências sobre a Aids, incentivar a prevenção da infecção pelo HIV, além de reforçar a solidariedade, tolerância e compaixão com as pessoas infectadas pelo vírus.
A ação contou com a participação do grupo PSSR/UFC. Na ocasião, as internas da unidade fizeram uma apresentação teatral e logo após participaram de palestras sobre empoderamento e protagonismo na luta contra a AIDS com a professora Lucivania Lima de Souza e estigma e HIV com a professora Ana Karina Pinheiro.

Para diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Ilana Ferro, a parte mais importante dessa ação é a luta contra o preconceito sobre quem tem a doença. “Nossos internos LGBTs fizeram uma peça teatral para abordar a descoberta do HIV, a aceitação e convivência com aqueles que possuem a doença. Isso é muito importante por que ajuda a romper o preconceito, explica mais sobre o vírus, como prevenir, como tratar e principalmente como ter empatia por essas pessoas. Além da peça, tivemos palestras explicativas sobre as medidas preventivas, tratamento, diagnóstico, etc. Foi um momento muito enriquecedor para unidade. Vamos fazer também esse momento com todos os internos, pois temos públicos diferentes aqui e é importante que todos tenha conhecimento sobre o assunto”, conclui.