SAP capacita 27 egressos no curso de doces e salgados pelo SENAI Ceará
3 de dezembro de 2021 - 09:41
Egressos do sistema penitenciário do Ceará são beneficiados através dos cursos de capacitação profissional oferecidos por meio de uma parceria que envolve a Secretaria da Administração Penitenciária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Enel Ceará.
Ao todo, foram 27 egressos e familiares capacitados em duas oficinas, sendo uma turma de 13 mulheres no curso de fabricação de bolos, doces e salgados e 14 egressos no curso de fabricação de salgados.
A capacitação mescla conteúdo teórico e prático, promovendo o desenvolvimento das competências relativas às técnicas de fabricação de salgados (assados e fritos), bolos e doces comerciais em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e as normas de segurança.
Os conteúdos abordados vão desde noções de planejamento da produção, Ingredientes, utensílios e equipamentos necessários a aplicação das técnicas de fabricação de bolos, doce e salgados e técnicas de produção.
Durante a solenidade, foram entregues kits profissionalizantes contendo utensílios e equipamentos de cozinha para a produção dos doces e salgados para 8 melhores alunos de cada turma. Também foi dado início a 2 novas turmas do curso para egressas e familiares de presos.

A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, afirma a importância de dar oportunidade a essas pessoas através da capacitação profissional. “Para nós é muito importante incentiva-los para que sejam empreendedores no futuro. Graças a essas parcerias, estamos conseguindo abrir vagas, tem incentivado a qualificação profissional e ao final gostaríamos de incluir no Ceará Cred, que é uma política do governo que concede empréstimos para que possam implantar seu próprio negócio. Estamos muito felizes com a certificação dessas 27 pessoas e com o início de mais 2 turmas de qualificação profissional”, afirma.
Segundo a gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, comemora as parcerias. “Nós já atendemos os internos do sistema prisional e agora estamos expandindo para os egressos. Então a gente entende que essas oportunidades não podem deixar de serem ofertadas. Gostaria de parabenizar a secretaria através da gestão do Dr Mauro e da Dra Cristiane que tem sempre buscado alternativas e tem sempre buscado o Senai para a implementação. Essas duas turmas estão se formando em cursos que estão com uma demanda grande no mercado que é o confeiteiro e o salgadeiro, ou para se tornar um empreendedor ou para se reinserir no mercado. O que importa é que a oportunidade está sendo dada, em um curso onde ele vai ter a empregabilidade. Torço para que dê tudo certo e que eles trilhem um bom caminho pela frente”, conclui.
A coordenadora de projeto sociais da Enel Ceará, Alana Araújo, parabeniza todos os alunos pela conquista. “Espero que todos aproveitem e lembrem desse apoio que vem sendo dado através da Enel, da SAP e do SENAI, que todo o passado seja esquecido, pois o que importa é daqui pra frente. Agora é só alegria! Tenho certeza que todos estão capacitados para entrar em qualquer empresa. Falando como pedagoga, eu afirmo: a educação e o conhecimento é algo que ninguém tira da gente”, disse.
A egressa e concludente do curso de fabricação de bolos, doces e salgados, Sara Raquel, se sente esperançosa. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos pela oportunidade que me deram de conseguir me capacitar profissionalmente. Essa area é muito boa e tem bastante espaço no mercado, tenho certeza que futuramente posso abrir meu próprio negócio”, afirma.
O egresso e concludente do curso de fabricação de salgados, Francisco Otaliano, comemora a conquista. “Me sinto muito grato em ter conseguido concluir o curso e principalmente pelo kit profissionalizante que conquistei por causa da minha dedicação. Estou ansioso para iniciar minha carreira e mudar meu futuro daqui pra frente”, agradece.