Policiais Penais do Núcleo de Operações com Cães participam de seminário de figuração K9 para cães de proteção

6 de dezembro de 2021 - 14:38

Oito policiais penais do Núcleo de Operações com Cães da Secretaria da Administração Penitenciária participaram do seminário de Figuração K9 para cães de proteção. O treinamento teve início na sexta-feira, dia 3 e se encerrou no sábado, dia 4, no estado da Paraíba.

O seminário teve como objetivo explorar e agregar conhecimentos no âmbito do adestramento de cães de segurança, além de aprimorar os profissionais quanto a importância da leitura comportamental e emocional dos animais para um melhor aprendizado.

Durante os dois dias de programação, os policiais tiveram instruções sobre: noções do comportamento animal, noções sobre instinto de sobrevivência e seus pilares, psicologia aplicada ao comportamento animal e atuação prática em estimulação emocional e comportamental. As aulas foram ministradas pelo policial militar da reserva do estado de São Paulo, Gilson Alves.

Os policiais capacitados contaram com a participação de dois cães da raça Pastor Belga de Malinois que fazem parte do Núcleo de Operações com Cães do Grupo de Ações Penitenciárias da SAP, cujo os nomes são Fuzil e Thor.

O instrutor do seminário, Gilson Alves, ressalta a importância do evento, principalmente para agentes de segurança pública. ” Um cão de proteção bem selecionado e bem treinado trás muitos benefícios. Tanto para o policial quanto para a sociedade que terá, através das ações do conjunto, uma melhor sensação de segurança quando necessário por em prática suas atribuições”, afirma.

O policial penal e cinotécnico do Núcleo de Operações com Cães, Pereira, agradece a oportunidade de participar da capacitação. “Esse seminário veio pra agregar e aumentar ainda mais o conhecimento do nosso grupamento penitenciário. Foi um retorno positivo e garantido para os treinamentos e operações, tendo mais segurança para o âmbito prisional”, conclui.