Secretário Mauro Albuquerque recebe título de Cidadão Cearense na Assembleia Legislativa

8 de dezembro de 2021 - 10:06

Fotos: ASCOM/Marcos Moura

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta terça-feira (7), no Plenário 13 de Maio, para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque Araújo. A homenagem foi proposta em 2019 pela deputada Patrícia Aguiar (PSD), e teve como autor atual do requerimento, o deputado estadual Acrisio Sena (PT).

Conforme a parlamentar, Mauro Albuquerque atuou para profissionalizar a administração penitenciária, contribuindo para a paz e segurança social das unidades prisionais e da sociedade cearense.

Natural de Brasília, Mauro foi convidado pelo governador Camilo Santana (PT) para assumir a pasta, dando início a sua gestão em janeiro de 2019. O secretário foi responsável por aplicar a doutrina de Intervenção Penitenciária e procedimentos de segurança no sistema penitenciário cearense, além de implementar os projetos de ressocialização em larga escala e trabalhar na valorização da polícia penal do Ceará.

Na solenidade, estavam presentes o deputado estadual e autor do requerimento, Acrísio Sena, o deputado estadual, Júlio César Filho, o secretário do planejamento e gestão do estado do Ceará, Flávio Ataliba, o secretário do meio ambiente do estado do Ceará, Artur José Vieira Bruno, o promotor de justiça e coordenador do núcleo de segurança institucional e inteligência do ministério público do estado do Ceará, Nelson Ricardo Gesteira Monteiro, o delegado geral da polícia civil do estado do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos, o vice-prefeito do município de Fortaleza, Elcio Batista, a assessora do governador do estado do Ceará, Janaina Farias, além de policiais penais, servidores, amigos e familiares.

O deputado estadual, Acrisio Sena, destacou as razões do merecimento do título. “O trabalho que vem sendo feito dentro do sistema penitenciário do Ceará é mais do que digno conceder e homenagear o Mauro como cidadão cearense. Nisso tudo, a questão fundamental foi e é o enfrentamento ao crime organizado. É uma marca registrada do antes e depois da passagem do Mauro aqui no estado do Ceará” afirma .

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, se sente grato pela homenagem. “É muita emoção. Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pelas as vitórias nas batalhas, a todas as autoridades aqui presentes, minha família, a todos os policiais penais, aos colaboradores, por esse trabalho, por essa luta, que a gente tem feito e vencido. Para mim é muito importante esse reconhecimento por que nos dá força para vencer os desafios, as dificuldades do dia a dia. Gostaria também de agradecer ao nosso governador, Camilo Santana, pois foi ele que proporcionou esse momento, foi ele que depositou confiança, foi ele que teve a coragem de aceitar a nossa proposta de trabalho, de nos dar condições para que pudéssemos vencer o crime. Para mostrar que quem manda é o Estado”, afirma.