Secretário Mauro Albuquerque ministra aulas de gestão e intervenção prisional para policiais penais do Pará
16 de fevereiro de 2022 - 15:48
O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ministrou aulas práticas de adentramento de pátio, intervenção, contenção e técnicas de tonfa para policiais penais do Pará, que compõe o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) daquele Estado. O 01 também proferiu ensinamentos sobre gestão prisional, como implementação de procedimentos e rotinas carcerárias. Todos os módulos ensinados fazem parte do curso de aperfeiçoamento em intervenção carcerária dado aos servidores paraenses. O treinamento é promovido pela Secretaria da Administração do Estado do Ceará, através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR).
A capacitação é dividida em três turmas, com 15 policiais penais em cada. A primeira turma deu inicio no dia 8 deste mês e segue até o dia 22. Ao todo serão 46 integrantes em formação até o mês de abril. O processo visa capacitar os servidores do sistema prisional do Pará para atuarem na solução de conflitos no interior dos presídios, aplicando técnicas e procedimentos em circunstâncias adversas como crise, rebelião, motim generalizado, entre outras práticas.
O curso oferece aulas teóricas e práticas para o aperfeiçoamento de operações com o uso de armamentos e técnicas com tiro, ronda, imobilizações, escolta, combate ao ambiente fechado, vistoria e atividades administrativas.
O titular da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, afirma que a parceria entre SEAP/Pará e SAP/Ceará contribui para o crescimento de ambas as instituições e fortalece o País no combate ao crime. “Nosso maior intuito é promover conhecimento e troca de experiências. Forças de segurança integradas e qualificadas são imbatíveis no combate aos grupos criminosos. É nisso que nos empenhamos e trabalhamos”, afirma.
A policial penal paraense, Eslane Almeida, se sente grata em participar do treinamento. “Estou muito feliz em conhecer o secretário Mauro Albuquerque que é referência no âmbito prisional. Nosso agrupamento é novo e aqui vamos adquirir muita experiência. Tenho certeza que depois desse treinamento iremos nos desenvolver de forma grandiosa. Nossa meta, se Deus permitir, é também tornar o GAP/Pará uma referência”, exalta.
O policial penal paraense, Cesár Vital, destaca a importância do curso para o agrupamento em formação. “Essa oportunidade é nossa chance de evoluir. Estamos muito felizes de participar e fazer parte desse momento. Tenho certeza que vamos sair daqui com uma nova visão e usaremos isso no nosso Estado. Desde já agradeço pela recepção, soma e iremos dar o nosso melhor”, finaliza.